MARCOS & MARCIA - VIAGEM À ESCÓCIA EM SET/2003

-- CHARLES RENNIE MACKINTOSH (1868-1928) --


Charles Rennie Mackintosh, como quase todo gênio, viveu muito adiante do seu tempo e não foi compreendido a não ser em tempos mais recentes, quando se tornou um dos grandes nomes da Escócia.

Ele foi o líder do movimento Art Nouveau em Glasgow, e o centro de um progressivo movimento na pintura e artes decorativas do final do século 19 e começo do século 20 na Escócia. Mas talvez seja mais famoso pelo seus designs de móveis, principalmente as cadeiras.



Mackintosh concentrou-se na funcionalidade da arquitetura e em como ela influencia todos os aspectos do dia-a-dia.

Seus designs são cheios de detalhes, mas nunca saturados.


Mackintosh dedicou seus últimos anos à pintura. Ele morreu no sul da França em 1928, tendo voltado as costas ao mundo da arquitetura que o havia ignorado e subestimado seu talento.


Glasgow School of Arts

Glasgow School of Arts

Glasgow School of Arts

Glasgow School of Arts

Uma das obras primas de Mackintosh foi o design, de 1896, da "Glasgow School of Arts", onde ele desenhou tudo. O exterior do prédio, a mobília e todos os detalhes do interior levam a sua assinatura e estilo.

A primeira parte da obra foi terminada em 1899 e a segunda parte em 1909.

Não deixe de clicar aqui pra ver mais fotos.

Nós visitamos o "Willow Tea Room", uma das casas de chá que foram desenhadas e decoradas por Mackintosh.

Veja fotos aqui.

Glasgow - Willow Tea Room


Charles Rennie Mackintosh

Em Glasgow há vários prédios desenhados por Mackintosh. Nós visitamos alguns deles e nos maravilhamos com seu gênio. Veja a "Scotland Street School" e mais outro site da "Scotland Street School". Outra escola desenhada por Mackintosh foi a "Martyrs' Public School". Visite a "House for an Art Lover" e se gostou vá para a segunda parte da "House for an Art Lover". Entre na celestial "Queen's Cross Church" e seja perdoado pelos seus pecados ao visitar este outro site da "Queen's Cross Church".

Não deixe de visitar os sites acima!


Hoje Mackintosh é moda na Escócia, principalmente em Glasgow, onde seus designs estão por toda parte. Suas linhas são usadas na arquitetura, escultura, projetos públicos, marketing, comércio, turismo e existe até uma caligrafia chamada .

Num país com uma história fantástica e milenar, uma das melhores e mais fascinantes surpresas foi o moderno gênio de Mackintosh.


VOLTAR